quinta-feira, 19 de novembro de 2009

EUZ-EBIO - CE

HISTÓRICO

O nome é uma homenagem ao ministro da justiça e senador Eusébio de Queirós, autor da lei que extinguiu o tráfico de escravos no Brasil, que inclusive batiza uma das principais vias do município.

Origens

Outra origem, mais poética, é contada pelos primeiros habitantes do lugarejo. Vindos de Beberibe, Cascavel e Baixinha (hoje Pindoretama) passavam pelo lugarejo comboios levando frutas e doces que eram vendidos em Fortaleza. Eles tinham como base de apoio, na capital cearense, a estação de bonde. Esses comboios faziam paradas estratégicas, para repouso dos animais e dos comerciantes, na casa onde morava um senhor chamado Eusébio, criador de animais, que também seguia com o comboio para a capital.

Os comboieiros sempre falavam em descansar na casa do Seu Eusébio. Este se tornou tão popular que, após o seu falecimento, os moradores da localidade passaram a designar o pequeno povoado de Eusébio. Sua moradia ficava entre a Praça 23 de julho e o Pólo de Lazer.

Criação do município

A população do Eusébio decidiu emancipar o então distrito do município de Aquiraz através de plebiscito realizado em 15 de novembro de 1986. Sua fundação ocorreu através da lei 11.333, publicada no Diário Oficial no dia 23 de junho. Seu primeiro prefeito foi EDSON SÁ um dos líderes na luta pela emancipação

Nenhum comentário:

Postar um comentário