quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MARACANAÚ - CE

O então território habitados pelos indios Pitaguary[6], Jaçanaú, Mucunã e Cágado. Destes aldeiamentos surge o povoamento da lagoa de Maracanaú e depois das lagoas de Jaçanaú e Pajuçara.

No ano de 1649, estes índios recebem a vista dos holandeses que catografaram as roças de mandioca e milho, bem como os caminhos criados por estes, durante a expedição em busca das minas de prata na Serra de Maranguape e Taquara.. As ditas roças de mandioca e milho foram expandidas durante o tempo que Mathias Beck administrou o Ceará da base militar e administrativa, o Forte Schoonenborch.

Maracanaú figura-se como parte de Maranguape até que este em 1875, ver-se diante de uma grande trasformação com a inauguração da Estrada de Ferro de Baturité e a estação de trem No século XX o cresce povoamento em torno de quatro instiruições: o trem metropolitano - ramal Maranguape/Fortaleza, o Sanatório de Maracanaú (hoje Hospital Municipal), a Colônia Antônio Justa e o Instituto Carneiro de Mendonça – Centro de Reabilitação de Menores. Nos anos 1970 do século XX Maramcanú, sofre uma gende transformação quando é escolhido para sediar o Distrito Industrial de Fortaleza. Em seis (6) de março de 1983, Maracanaú emancipa-se definitivamente de Maramguape

Nenhum comentário:

Postar um comentário