sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SANTA RITA - PB


A colonização de Santa Rita teve origem logo após a fundação de João Pessoa, em 1585, pelo português Frutuoso Barbosa. Na ocasião, eram freqüentes os combates entre portugueses, tabajaras e potiguaras, estes últimos auxiliados pelos franceses.

Santa Rita originou-se precisamente de um acampamento de tropas, tendo sido a atual cidade primeiramente um local de "pouso" das pessoas que viajavam da capital da Província para o interior, e vice-versa, onde geralmente pernoitavam. Estes eram nativos, colonos, exploradores, comerciantes, criadores e até tropas militares. Foi construído no local então conhecido como Tibiry o Forte de São Sebastião (1771), e próximo a ele foi edificada a capela que, juntamente com o primeiro engenho de açúcar, se tornaram o marco para a formação do povoado. Naquele tempo, efetivamente, para se ir à capital, então denominada Paraíba, fazia-se um grande rodeio, contornando o vasto alagadiço existente entre o Engenho Tibiry e a capital paraibana. A pousada aí, portanto, era uma necessidade. Foi justamente nesse "pouso" que surgiram as primeiras habitações e mais tarde a cidade que é hoje Santa Rita.

O distrito de Santa Rita foi criado pela Lei provincial nº 2, de 20 de fevereiro de 1839. Já o município foi declarado como tal pelo Decreto estadual nº 10, de 9 de março de 1890 e Antônio Cordeiro Gomes de Melo foi nomeado Presidente do Conselho de Intendência Municipal, cargo equivalente ao de Prefeito Constitucional. Suprimido este, posteriormente a Lei estadual nº 79 de 24 de setembro de 1897 o restaurou, firmando Santa Rita como território desmembrado da cidade de Paraíba. A sede municipal recebeu foros de cidade pela Lei estadual nº 613, de 3 de dezembro de 1924, que novamente extinta foi restaurada pelo Decreto estadual n.º 352, de 28 de dezembro de 1932.

Inicialmente apenas com a sede, sofreu diversas reformulações administrativas chegando em 1959 a contar com os distritos de Livramento, Lucena e Bayeux. Desse ano em diante perdeu os distritos de Bayeux (1959) e Lucena (1961).

A padroeira do município é Santa Rita de Cássia.

FONTE - WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário